Direção do STR-PVMP ao lado do prefeito eleito Ernane Erbella e assessores
A direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Venceslau e Marabá Paulista manteve nesta segunda-feira, 22/12, encontro com o prefeito eleito do município, Ernane Erbella, para debater sobre as políticas públicas voltadas ao meio rural que estarão sendo colocadas em curso a partir do primeiro dia de janeiro do próximo ano, data em que se inicia a nova administração municipal.
Acompanhado pelo vice-prefeito eleito, João Monteiro, e por alguns de seus assessores diretos, Erbella pregou pela união dos diversos setores da sociedade para resultar no desenvolvimento social e econômico da cidade. “No caso especifico do setor rural, é necessário que todos os órgãos envolvidos nesta área [Itesp; Cati; Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Sindicato Rural Patronal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais] estejam juntos, concentrando esforços nas ações, como, por exemplo, nos cursos de capacitação dos trabalhadores rurais, conseguindo assim êxito e maior abrangência”, disse.
Por parte do STR, o prefeito eleito ouviu do presidente da entidade, Rubens Germano, as demandas que acercam os trabalhadores assalariados rurais e os pequenos produtores que compõe a agricultura familiar nos assentamentos agrários do município. “Há alguns fatores que a prefeitura deve observar como o fato de não termos os Programas de Micro-Bacias Hidrográficas implantados em áreas dentro dos assentamentos; o fato das usinas de álcool e açúcar da região não reverterem a contrapartida percentual destinada à manutenção da saúde dos trabalhadores em prol dos mesmos, fazendo com que sobrecarregue a saúde pública nos centros urbanos; revitalizar as sedes dos assentamentos destinando o uso para atividades e cursos voltados aos assentamentos; implantação de gabinete dentário nos assentamentos e melhorias no atendimento à saúde, entre outros”, elencou Germano.
O futuro prefeito informou aos membros do STR de que a prefeitura estará permanentemente aberta às reivindicações da população rural e que ainda usará de suas influências políticas e partidárias para buscar recursos junto aos governos do Estado de São Paulo e Federal. “Sou do PMDB e o vice-prefeito é do PSDB. Isso nos dará a possibilidade de fazermos gestões nas esferas estadual e federal para obtenção de melhorias para o município. Além disso, o dialogo estará sempre aberto”.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a visita do prefeito eleito mostra o interesse da nova administração pública para com a questão da população do campo e dos pequenos produtores. “Na história do Sindicato, é a primeira vez que ocorre a visita de um prefeito, mesmo que ainda não no exercício da função. Avaliamos essa atitude como positiva, pois o Executivo teve a oportunidade de ouvir os trabalhadores e o Sindicato, por sua vez, passou sua mensagem”, comentou Germano ao final da reunião.