O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) inaugurou nesta quinta-feira, 30/10, um posto avançado da instituição no município de Mirante do Paranapanema, situado a 557km de São Paulo.
Conhecida como a “capital da reforma agrária”, por abrigar o maior número de assentamentos agrários no Brasil, 34 ao todo, a cidade recebeu autoridades de diversos segmentos locais e regionais para o evento. Com o Núcleo de Apoio, o Incra descentraliza as tarefas do escritório de Presidente Epitácio, ficando mais próximo e acessível aos assentados rurais locais e adjacências.
O prefeito Eduardo Piazzalunga enfatizou em seu discurso a pareceria entre o Instituto e prefeitura, que possibilitou a implantação do Núcleo de Apoio, mostrando-se satisfeito e desejando o sucesso necessário para o bom andamento das atividades.
Para o sindicalista Rubens Germano, que também é diretor da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp/CUT), a instalação tem importância estratégica para a reforma agrária. “Trazer o Incra significa trazer o desenvolvimento e avançar as discussões envoltas à reforma agrária não apenas para o município de Mirante, mas para todo o Pontal do Paranapanema”.
Para o Superintendente Regional do Incra em São Paulo, Raimundo Pires Silva, o escritório mirantense reafirma as políticas públicas do Governo Federal para a questão de reforma agrária. “A região do Pontal está recebendo dois presentes. Um deles é o Núcleo de Apoio que traz o Incra para mais perto do assentado, agilizando os atendimentos e as prestações de serviço. O outro, é o inicio das obras para reativação da Cocamp, que em breve estará a disposição dos assentados agrários”.
A Cocamp é a cooperativa dos assentados da reforma agrária no Pontal do Paranapanema, situada em Teodoro Sampaio e que possui grande infra-estrutura, dotada de um laticínio e também silos para armazenagem da produção agrícola.
Atendimento - O Núcleo de Apoio já esta a disposição dos interessados funcionando na Rua Alberto Shigueru Tanabe, 604, centro, em Mirante do Paranapanema.